terça-feira, 3 de junho de 2008

Blogspot (Blogger) ou Wordpress?

Este é o primeiro post sobre uma das dúvidas mais frequentes entre muitos bloggers: blogspot (Blogger) ou Wordpress?

Nada como experimentar para perceber as vantagens e desvantagens de cada uma destas plataformas.

Já tinha criado um blogue Wordpress, na altura do Teorias, há cerca de um ano atrás... e não gostei! Não gostei porque tinha acabado de entrar na blogosfera e ainda estava muito "verde".

Hoje, resolvi criar um blogue Paulo Freixinho Wordpress.

Os bloggers profissionais (ProBloggers) são adeptos dos blogues Wordpress mas quero ser eu a tirar as minhas próprias conclusões.

Para já, continuo a pensar que os blogues blogspot são indicados para iniciados, e ser iniciado não é nenhuma vergonha, eu próprio que faço em Outubro dois anos de blogger, ainda me considero um aprendiz e continuo a preferir a blogspot... digamos que não gosto muito de mudanças!

Assim de repente, uma das desvantagens do Wordpress é que não permite AdSense, a não ser que se pague, ou seja, enquanto que no Blogger tudo é grátis, no Wordpress algumas coisas são pagas.

Aprendi muito ao mexer no HTML (HyperText Markup Language) do Blogger, no Wordpress isso já não é assim tão simples, penso até que apenas se pode alterar o CSS (Cascading Style Sheets). Alguns temas do Wordpress nem permitem alterar o cabeçalho, embora admita que conseguem ter um aspecto mais profissional e destaco a possibilidade de criar várias páginas, tipo fichas de arquivo, o que possibilita uma melhor organização do blogue.

Gostei da grande variedade de Widgets para aplicar no blogue que permitem uma maior interactividade entre os utilizadores desta plataforma.

Outro aspecto muito interessante é o facto de podermos comprar o domínio, por apenas 15 dólares anuais, de forma a perdermos o subdomínio wordpress, ou seja, "exemplo.wordpress.com" passará a "exemplo.com".

Estou curioso em relação à forma como se colocam os comentários no blogue, muito mais amiga do utilizador o que antevê um maior número de comentários, o "calcanhar de aquiles" dos meus blogues blogspot.

Aparentemente, já são muitas as diferenças que justificam a mudança, mas não poder ter AdSense gratuitamente é uma grande desvantagem... é apenas a minha opinião... pode ser que mude!

Durante os próximos dias dedicarei mais posts, ou melhor, entradas na linguagem Wordpress, sobre esta temática.
Entretanto, vou construindo o meu Paulo Freixinho Wordpress e depois darei notícias.

Por último, desafio os "experts" em Wordpress a deixarem nos comentários algumas das razões que justificam a mudança do Blogger para o Wordpress ou que me corrijam, se for caso disso, pois só hoje comecei a "estudar" o Wordpress.

Amplexos e ósculos!
Pesquisa personalizada