segunda-feira, 2 de junho de 2008

Blogs: Escrever sem erros

O acto de escrever num blogue implica algum cuidado na forma como explanamos as nossas ideias e, principalmente, deveremos evitar os erros ortográficos.
Um bom hábito será o de verificar previamente o texto a publicar.
Mesmo que se orgulhe de não dar erros ortográficos, o acto de escrever através de um teclado poderá originar erros involuntários.

A dica é simples: verifique previamente o texto a publicar utilizando um corrector ortográfico.

- O Blogger (blogspot) possui um botão (ABC) que permite verificar a ortografia e certamente que outras plataformas possuem um botão idêntico. Utilize essa ferramenta antes de publicar a sua mensagem.

- Em alternativa, escreva previamente os seus textos no Word, que tem a grande vantagem de mostrar automaticamente os erros que vão surgindo enquanto redige o seu texto. Depois, é só fazer um copie-paste (copiar-colar) para o seu blogue.

- Em caso de dúvida consulte sempre um dicionário. Existem alguns on-line.

Por experiência própria, mesmo que o corrector não detecte erros ortográficos, leia com atenção o texto de modo a verificar os plurais/singulares e femininos/masculinos.

No caso de ter dúvidas na construção de alguma frase ou utilização de alguma expressão idiomática, utilize o seu navegador de Internet para confirmar ou alterar comparando os resultados apresentados.

Links relacionados:
FLiP On-line
Priberam.pt (Dicionário on-line)
Gramática
Corrector para Portugues Europeu: Add-on Firefox (editado em 9-6-2008, dica de Paulo Faustino do Fique Rico)

Espero que tenha apreciado o post de hoje, até amanhã!

Amplexos e ósculos!
Pesquisa personalizada