sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Euromilhões e as Linhas Orientadoras: O fim?

Hoje, dou início aos posts dedicados aos meus blogues.

Pois é, para quem visitava habitualmente o blogue Linhas Orientadoras (LO), fica a saber que o "Teorias" sou eu...
Teorias foi o nickname que escolhi para me registar no Fórum euromilhoes.com.

Euromilhões e as Linhas OrientadorasSempre gostei de analisar o comportamento dos números dos Lotos e encontrei, no Fórum, "malucos" como eu... ou mais "malucos" ainda!
O Teorias conseguiu alguma popularidade e, após ter abandonado o Fórum, achei por bem criar um blogue para dar continuidade ao método Linhas Orientadoras. Assim nasceu, no dia 27 de Setembro de 2006, o Blog-LO, com Análises baseadas no método Linhas Orientadoras, estatísticas e a chave sorteada.

Banner: Euromilhões e as Linhas Orientadoras
(o banner)

Foi o meu primeiro blogue, não percebia nada do assunto, mas lá fui aprendendo, aqui e ali, o suficiente para tornar o blogue numa das referências do Euromilhões na Internet.
Cometi erros típicos de quem quer, rapidamente, receber visitas...
Como não conseguia encontrar fóruns dedicados ao Euromilhões nos outros países que participam no jogo, registava-me noutros fóruns que nada tinham a ver com jogos de azar, na tentativa de receber visitas de todos os países participantes.
Resultado... consegui algumas visitas mas fui banido de vários fóruns...
Mas, passado pouco tempo, comecei a receber, naturalmente, visitas de todos os países, resultado de uma boa indexação no Google, e nunca mais cometi esses erros.

No entanto, houve uma coisa que não consegui, e não falo de bons resultados nas minhas Análises, refiro-me à falta de feedback...
Em 18 meses de blogue, quase que se contam pelos dedos, contando com os dos pés, os comentários deixados pelos "leitores".

De salientar que, muitas vezes, fui o primeiro a revelar a chave do Euromilhões, antes das 21:00.

chave euromilhoes 7-08
(útima chave revelada: Concurso 07/08)


O blogue exigia muita dedicação e, durante 18 meses, as sextas-feiras à noite foram passadas "agarrado" à Internet. Costuma-se dizer que quem corre por gosto não cansa mas eu cansei-me...

Há duas semanas atrás, "cometi" um erro. O site que costumava consultar, para saber em primeira mão a chave sorteada, errou num número e eu divulguei, durante 20 minutos, a chave errada...
Eu já andava descontente com o facto de, na sexta-feira da semana dos 130 milhões, ter tido mais de 1300 visitas e nem um comentário e esse erro foi a gota de água!
Achei que tinha chegado a hora de parar com as Linhas Orientadoras.
Não quero ser acusado de andar a enganar as pessoas pelo que a "aventura" acabou!
No entanto, o blogue foi muito importante para mim, aprendi muita coisa e fiquei tão atraído pela blogosfera que depois desse blogue vieram muitos outros...

Até amanhã e Boa Sorte!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Banners rolantes na barra lateral (sidebar)

Uma boa maneira de arrumar todos os banners que vamos "coleccionando", resultantes de parcerias com outros blogues, é colocá-los a rolar num espaço muito mais pequeno, deixando assim o blogue mais "clean" (limpo).

Para conseguir esse efeito utilizamos a tag marquee.

Deixo aqui o código HTML para banners rolantes na barra lateral do blogue:
tag marqueeLegenda:
width="largura da caixa"
height="altura da caixa"
direction="down": os banners descem e direction="up": os banners sobem.
onmouseover=this.stop(): esta parte do código faz parar o movimento dos banners ao passar com o rato.
onmouseout=this.start(): afastando o rato, o movimento recomeça.
scrollamount="2": parte do código que controla a velocidade do rolamento. Quanto maior for o número entre aspas, mais rápido é o rolamento.

Para colocar uma frase em movimento no seu blogue, utiliza-se a mesma tag marquee como mostra o seguinte código HTML:
tag marqueeResultado:
Blogue Diário
Inspirado em: utilnet.blogspot.com

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Contadores de visitas para blogs

Ter um blogue e não ter um contador de visitas não faz sentido e chega a ser "viciante" observar a evolução do número de visitas que diariamente chegam aos nossos blogues; de onde vieram, que palavras escreveram nos motores de busca para que nos descobrissem, a duração de cada visita, páginas lidas e muito mais.
A oferta é enorme, é grátis e, segundo julgo saber, os mais populares são: Site Meter, StatCounter e Google Analytics (utilizado neste blogue).
Quando me iniciei na blogosfera, em Setembro de 2006, perdia horas a analisar todas essas informações, de meia em meia hora lá ia eu dar uma espreitadela... muito tempo perdido!
Com o tempo fui aprendendo a refrear essa minha curiosidade "obsessiva" e actualmente, estou completamente "curado".
O facto de ter optado pelo Google Analytics ajudou sobremaneira pois é actualizado apenas de 24 em 24 horas.
Todos as manhãs, por volta das 8:00, lá vou eu analisar o comportamento dos meus blogues...

Até amanhã!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

YouTube: 3.º Aniversário

YouTube
O YouTube é um site na internet que permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em Fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal, um famoso site da Internet ligado a gerenciamento de doações.
O YouTube utiliza o formato Macromedia Flash para disponibilizar o conteúdo. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (excepto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema). Hospeda uma grande variedade de filmes, video-clips e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.

Fonte: Wikipédia

Primeiro resultado que o Google apresentou ao procurar por youtube 3.º aniversario:
bla-bla.blogspot.com

O melhor vídeo que fiz até hoje para o YouTube:



Broadcast Yourself...

Parabéns ao YouTube pelos 3 anos de vida e até amanhã!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Puzzles: JigZone.com

O site JigZone.com disponibiliza uma enorme quantidade de puzzles online e permite criar os nossos próprios puzzles (membros registados).
Podemos escolher o grau de dificuldade, desde 6 a 247 peças, inserir os puzzles nos blogues ou sites, enviar postais em forma de puzzle, comparar os nossos tempos com os de outros membros, entre outras coisas.
Uma ferramenta muito interessante para entreter os nossos leitores.
Aqui fica uma das minhas fotos transformadas em puzzle. Divirta-se!


Até amanhã!

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Abrir link externo numa nova janela

Hoje aprendi como fazer abrir um link externo numa nova janela.
Já tinha notado no link.blog que o link externo da imagem abria na mesma janela enquanto que o link "normal" abria uma nova janela, mas não entendia o porquê dessa diferença...
No post de ontem necessitei de colocar links externos mas não queria que abrissem na mesma janela.
Ao analisar o HTML do link.blog "descobri" o seguinte:

Link externo na mesma janela (código)
link externo na mesma janelaresultado: BLOGUE DIÁRIO

Link externo numa nova janela (código)
link externo numa nova janelaresultado: BLOGUE DIÁRIO

A instrução que permite abrir um link numa nova janela é a tag target="_new".
A parte do código entre aspas na tag title permite que o leitor conheça o endereço que está prestes a visitar.

Até amanhã!

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Marketing de Busca

Hoje escrevo sobre um blogue que visito habitualmente e no qual tenho aprendido muita coisa sobre comportamentos a ter na blogosfera e motores de busca, o Marketing de Busca, de António Dias.
O blogue encontra-se inserido na rede Tubarão Esquilo e no dia 19 deste mês comemorou o seu primeiro aniversário... 204 artigos publicados e perto de 900 comentários!

"O Marketing de Busca é um blog que parte à descoberta dos mistérios escondidos dos motores de busca, os rankings do posicionamento, o seo e as estratégias do search marketing." (António Dias)

Endereço: www.marketingdebusca.com

Recomendo!

Até amanhã!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Como personalizar o cabeçalho do blogue?

Por vezes, visito alguns blogues que têm o cabeçalho (Header) desalinhado e com os limites (borders) do cabeçalho original cortados, o que não é muito bonito de se ver.
Alterar essa situação é bastante simples.
Passo a descrever os passos que efectuei para personalizar o cabeçalho deste blogue:
Primeiro, tive de arranjar uma foto minha... a parte mais complicada para quem detesta tirar fotografias!
Pedi ajuda à minha fotógrafa particular... a minha filha mais velha!
Embora se trate de uma foto nocturna, optei por não utilizar o flash de modo a obter uma foto mais escura e com grão... coisas de "artista"!
Paulo FreixinhoTirei algumas fotos e lá consegui aproveitar uma:
Paulo FreixinhoDepois, foi só adaptar a foto ao tamanho do cabeçalho (660px), trabalhando-a no Paint Shop Pro onde lhe juntei o título do blogue.
Gravei a foto em formato GIF, e editei o cabeçalho da página.
Para que tudo ficasse alinhado, fiz as seguintes alterações no modelo (template) do blogue:
Como personalizar o cabeçalho do blogue?Guardei as alterações... et voilà! Ficou como pode ver!
Blogue Diário: CabeçalhoAté amanhã!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Como criar um blogue?

Dia 1

Os entendidos na matéria preferem o WordPress, no entanto, todos os meus blogues foram criados no Blogger (blogspot).

Blogger
É muito fácil criar um blogue!
Basta seguir três passos simples:
-Criar uma conta do Google (necessita de um e-mail), atribuir um nome ao seu blogue e seleccionar um modelo (template).
A partir daí é só começar a postar, coisa que é bastante intuitiva, podendo personalizar o seu blogue sem que para isso necessite de grandes conhecimentos de Informática.

Endereços relacionados:
www.blogger.com
http://wordpress.org

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Blogue Diário: O Início

Dia 0

Olá!
Mais um blogue na imensa blogosfera.
É verdade!
Este blogue será uma espécie de diário, no qual farei o registo de tudo quanto julgar relevante na minha "actividade" de bloguista.
Não sou um expert no assunto, longe disso, mas penso que a minha experiência como autor de blogues evoluiu alguma coisita desde o primeiro dia desta "aventura".
Espero então que este não seja "apenas mais um" blogue na imensa blogosfera.
Conto consigo!

Até amanhã!
Pesquisa personalizada