domingo, 23 de novembro de 2008

Em pleno simulacro de sismo...

...ou quase!...
O Barreiro "assistiu" ao seu simulacro de sismo, integrado no exercício que teve como finalidade detectar as falhas e fragilidades e testar e introduzir alterações no Plano Especial de Emergência de Risco Sísmico para a Área Metropolitana de Lisboa (PEERS-AML), que deverá ser aprovado pelo Governo até ao final de Março. (Fonte: Sapo/Lusa)

Muito bem! Hoje de manhã, peguei na máquina e lá fui eu com a minha filha mais nova, a pé, até ao presumível local dos acontecimentos.
Decidi levá-la porque ela estava um pouco apreensiva e fiz questão de lhe explicar o que significava a palavra "simulacro"; digamos que se tratou de uma aula prática...

No entanto, não conseguimos chegar ao local exacto dos acontecimentos por, julgo eu, terem sido realizados numa zona interdita aos olhares indiscretos da população, pelo menos fiquei com essa ideia...

Mal chegámos perto do local dos acontecimentos, vimos e ouvimos um carro camarário que avisava a população da chegada de uma nuvem tóxica: "Exercício! Exercício!... Fechem as janelas e não saiam de casa!"...
Lá tive de sossegar a minha filha, dizendo-lhe que era tudo a fingir!...

Quanto às ruas... praticamente vazias...

Mas deixemo-nos de palavras e passemos às imagens.
Aqui ficam algumas imagens que retratam um domingo de manhã diferente do habitual... tudo a fingir, claro!...

Comecemos pelo helicóptero que estava no parque de estacionamento do Feira Nova.

Simulacro de sismo no Barreiro: HelicópteroOlha a sorte!
Chegámos a tempo de vê-lo a levantar voo.


Cá está a fábrica!
Foi o mais longe que consegui ir... o cenário das operações encontrava-se um pouco mais longe, a cerca de 1 km, ou mais, pelo que decidi voltar para trás...
Simulacro de sismo no Barreiro: FábricaDe regresso, lá vimos mais alguma acção... vinham aí as primeiras ambulâncias...
Simulacro de sismo no Barreiro: AmbulânciasNa escola Álvaro Velho, estava instalado uma espécie de "quartel-geral" das operações.
Eis o momento em que foi dada ordem de saída para socorrer um acidente de viação... tudo a fingir...
Simulacro de sismo no Barreiro: AmbulânciasLá vão elas...Simulacro de sismo no Barreiro: AmbulânciasE pronto!
É tudo o que eu tenho para mostrar...
Agora a minha filha já sabe o que é um simulacro... espero que nunca passe por uma situação real!

Amplexos e ósculos!

Links relacionados:
Sismo/simulacro: Protecção Civil admite que foram encontradas "algumas fragilidades" (Sapo/Lusa)
«Simulacro foi muito útil para detectar falhas», diz Protecção Civil (TSF)
Pesquisa personalizada