domingo, 20 de julho de 2008

Creative Commons: Disponibilizar o trabalho com criatividade

Há muito que tenho andado para disponibilizar uma licença Creative Commons, principalmente no blogue das Palavras Cruzadas.
No entanto, ainda tinha algumas dúvidas sobre que tipo de licença usaria ou qual a utilidade da mesma.

Mas afinal para que serve a Creative Commons?

A partir do momento em que todos nós criamos algo, uma música, um desenho, uma foto, um problema de Palavras Cruzadas e até mesmo um post, estamos automaticamente protegidos pelos direitos de autor, ou seja, é nosso, pertence-nos e não pode ser utilizado por ninguém...

Mas, e se eu não me importar que as pessoas utilizem a minha obra sobre certas condições?

É aqui que a licença Creative Commons começa a actuar!

Existem vários tipos de licença disponíveis que informam os leitores dos nossos blogues sobre o que podem e não podem fazer com o nosso trabalho.
No meu caso, optei por deixar que o utilizador deste blogue possa copiar, distribuir e executar a obra e/ou criar obras derivadas.
Mas... sob as seguintes condições:

Quem utilizar o meu trabalho deverá fazer a devida referência ao meu nome bem como o respectivo link de acesso ao trabalho para que outros o possam utilizar.
O meu trabalho não pode ser utilizado para fins comerciais, com excepção dos blogues que utilizem AdSense ou programa semelhante (sim, parece que se tiver publicidade no seu blogue, então não poderá utilizar o trabalho de quem tiver uma licença deste tipo, a não ser que o autor refira essa excepção, como é o caso).

Assim já não necessita de me pedir autorização para utilizar o meu trabalho.
No entanto, sempre que tiver qualquer tipo de dúvida, estarei disponível para o esclarecer.

Eis o banner identificativo da licença Creative Commons que disponibilizo:

Creative Commons License


Esta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons.

Saiba mais sobre as licenças Creative Commons seguindo os seguintes links:
Creative Commons pt
Vídeo do YouTube: Creative Commons em português
Pesquisa personalizada