sábado, 19 de julho de 2008

Blogosfera: Ventos de mudança I

Hoje foi, certamente, um dia de viragem no meu comportamento como blogger.
Sinto que a blogosfera sofrerá brevemente uma reformulação nas suas regras e comportamentos adoptados pelos bloggers.

Ou seja, antevejo... ventos de mudança!

O dia de hoje foi passado a criar uma Política de Privacidade para todos os meus blogues com AdSense... 11 blogues!

Na altura em que li sobre uma recomendação do Google AdSense relacionada com a necessidade (obrigação) de avisar os nossos leitores sobre a utilização de Cookies e Web Beacons nos blogues com AdSense, não liguei muito, ou melhor, liguei, fiquei um pouco "assustado", guardei para mais tarde e... esqueci-me completamente dessa situação!
Esqueci-me, até ao dia em li o post 15 coisas para fazer imediatamente no seu blog. Corra!, do Paulo Faustino... fez-se um "click": "-Ui! Ainda não fiz isto!"

Estive eu em risco de perder a minha conta Google AdSense?
Pois, talvez sim!

Trata-se de um dos requisitos específicos introduzidos recentemente no Termos e Condições do AdSense, os quais deveremos ler com uma certa regularidade...
Quando referi que fiquei "assustado", penso que será a palavra mais correcta para definir a minha surpresa pela recomendação e, principalmente, pelas dúvidas que me ocorreram: "-Mas como é que eu vou fazer uma Política de Privacidade?"
E penso que não terei sido o único a ficar "assustado"...

A verdade é que me parece que a grande maioria dos bloggers que participam no programa Google AdSense ainda não criou a sua Política de Privacidade, ou pelo menos, não a têm visível... e agora? O que lhes irá suceder?

Por outro lado, numa primeira fase, fico um pouco apreensivo em relação à reacção dos leitores, ou melhor, novas visitas, pouco habituadas com os "bastidores" da Internet, que chegam agora aos meus blogues e lêem que eu lhes coloco umas "coisas esquisitas" nos computadores e que lhes consigo seguir os passos...
Alguns ficarão mais "assustados" do que eu fiquei quando li sobre a tal Política de Privacidade!

Mas como referi, deverá ser uma fase... espero!
Caso contrário, deveremos equacionar se valerá a pena continuarmos inscritos no programa AdSense...

Deixemos de parte a Política de Privacidade e vamos falar de outros comportamentos que nós, bloggers, deveremos adoptar de uma vez por todas.

Os direitos de autor

Aqui, quase que apostava que todos nós já "atropelámos" alguns deles!
Esta semana, o editor de um dos blogues que, actualmente, mais leio - não menciono o nome para não o expor mais a essa situação "embaraçosa" - divulgou ter sido contactado pela autora de uma foto que ele utilizou sem possuir os direitos para tal...

Muito "delicada" esta coisa dos direitos de autor...
O facto de hoje em dia termos uma incrível facilidade em conseguir imagens na Internet não nos dá o direito de as usarmos...
A maioria delas têm direitos associados que devemos respeitar!

Como autor de Palavras Cruzadas, com conteúdos on-line, sou bastante sensível a esta matéria.
No entanto, reconheço que já por muitas vezes desrespeitei esses direitos, precisamente pela facilidade que existe em fazê-lo... desrespeitei-os, mas de boa fé, ou seja, quando uso alguma coisa de alguém é sempre num acto de reciprocidade. Com um exemplo é mais fácil perceber o que acabo de escrever:
-Escrevo sobre alguém... uma foto desse alguém fica sempre bem para ilustrar o post! Tenho os direitos da foto? Depende!
Depende, porque algumas fotos até podem ser usadas livremente, exigindo apenas uma referência à autoria das mesmas, ou nem isso, mas outras ficamos na dúvida... mas a necessidade faz com que as usemos!

Existe uma regra básica

Peça sempre autorização para a utilização de uma imagem para a qual não possui os direitos de autor.

Mas se na teoria isso é regra, na prática, é um "atraso de vida"!
Imaginemos que temos de pedir autorização por tudo e por nada... e se a autorização demora a chegar? Não conseguimos fazer nada!

É de facto um assunto muito "delicado", os direitos de autor devem ser respeitados mas a Internet veio criar condições para que não o sejam... às tantas, nem nós sabemos quem tem os direito do quê!

Mas voltemos ao título deste post: Blogosfera: Ventos de mudança

Pelo menos, hoje mudei definitivamente a minha forma de estar na blogosfera!

Apaguei dois blogues e tirei o AdSense de outro por achar que estarei a infringir os direitos de autor.

No que diz respeito aos blogues apagados, um foi por sentir que já não fazia sentido a sua existência, o outro por depender dos registos de blogues efectuados pelos utilizadores e esses registos teimarem em não aparecerem... apaguei-os porque a blogosfera não mostrou interesse por eles e por eu sentir que o meu tempo disponível para gerir todos os meus blogues não poderia ser ocupado com projectos "falhados"!

Quanto ao blogue que ficou sem publicidade por minha iniciativa, trata-se do blogue dedicado ao músico Paul Weller, repleto de vídeos do YouTube, vídeos esses que, obviamente não respeitam os direitos de autor. No entanto, irei contactar a editora representante do músico, no sentido de obter autorização para prosseguir com o blogue nos moldes em que se encontra actualmente, embora duvide bastante quanto ao obter uma resposta positiva!

Este post já vai bastante longo, mas o tema assim o exige e muito fica por escrever.
Certamente que voltarei a escrever sobre a conduta que urge ser seguida por todos nós, editores de blogues.

Uma coisa é certa, a partir de hoje, conteúdos nos meus blogues, só da minha autoria ou com a devida autorização... penso que neste não violei nenhum direito de autor!

Amplexos e ósculos!

Links relacionados:
Como fazer uma Politica de Privacidade?
Google AdSense:
Atualização dos nossos Termos e Condições
Termos e condições
Regulamentos do programa
Pesquisa personalizada