sábado, 4 de outubro de 2008

Barack Obama e John McCain: Blogs oficiais

A TSF publicou um interessante artigo sobre o facto dos candidatos presidenciais dos Estados Unidos dedicarem, pela primeira vez, uma atenção especial à Internet.
Na verdade, Barack Obama e John McCain utilizam os seus blogues oficiais e outros meios de comunicação relacionados com a Internet para chegarem aos seus eleitores, relegando para segundo plano os jornalistas que, actualmente, perderam o controlo sobre a informação.
Segundo o mesmo artigo, existem já alguns jornais norte-americanos que informam os administradores dos blogues mais famosos sobre as suas matérias mais importantes, tentando assim obter uma maior visibilidade e divulgação das suas notícias...

"Revoluções" à parte, dedico o post de hoje aos dois blogues oficiais dos candidatos à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama e John McCain:
My.barackobama.com
www.johnmccain.com

Visualmente, os blogues não diferem muito, mas parece-me que o blogue de Barack Obama bate largamente o de John McCain, senão vejamos:
O blogue de Barack Obama foi criado no dia 9 de Fevereiro de 2007 e é actualizado diariamente, várias vezes ao dia, resultando num impressionante arquivo histórico da sua campanha.
Outras páginas de Barack Obama (Obama Everywhere):
Facebook
MySpace
YouTube
Flickr
Digg
Twitter
Eventful
Linkedin
BlackPlanet
Faithbase
Eons
Glee
MiGente
MyBatanga
AsianAve

Quanto ao blogue de John McCain, o primeiro post data apenas de 18 de Setembro de 2008 (deste ano), e está longe de ser actualizado com a mesma frequência do blogue do seu rival.
Outras páginas de John McCain (Connect to Others):
Facebook
YouTube
MySpace
LinkedIn
DIGG

Quanto a estatísticas, deixo alguns links onde se podem analisar quadros e termos mais procurados relacionados com os dois candidatos (dados do Google Insights for Search).

Barack Obama vs John McCain
Estados Unidos (United States)
Por todo o mundo (Worldwide)
Portugal

Barack Obama bate John McCain nestes dados estatísticos.
No próximo dia 4 de Novembro, os Estados Unidos da América escolherão o sucessor de George W. Busch; Barack Obama (senador pelo Illinois, apoiado pelo Partido Democrata) ou John McCain (senador pelo Arizona, apoiado pelo Partido Republicano)?

Links de referência:
Candidatos presidenciais rendem-se pela primeira vez ao poder da Internet (TSF)
Eleições presidenciais nos Estados Unidos em 2008
United States presidential election, 2008

Amplexos e ósculos!
Pesquisa personalizada