quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A banalização da palavra AMIGO

A recente proliferação das redes sociais veio, quanto a mim, banalizar a palavra AMIGO.

Amigos, andamos com eles na escola, são colegas de emprego, partilhamos confidências, estão presentes nos aniversários, visitam habitualmente as nossas casas, são convidados para casamentos e baptizados, estão presentes nas horas mais difíceis...

E os "amigos" virtuais?

Admito que se possa passar de uma amizade virtual para uma verdadeira amizade pessoal, mas ninguém consegue ser amigo de centenas, ou mesmo, milhares de pessoas, como acontece nas redes sociais.
Em dois anos de blogosfera, já tive e tenho muitos "amigos" virtuais, com os quais vou mantendo um contacto virtual, na maioria, apenas conhecimentos circunstanciais embora alguns possam vir a ser "amigos" pessoais.

Num mundo real cada vez mais conflituoso, é interessante constatar que o mundo virtual é exactamente o oposto - somos todos amigos - ou não?

Muitas destas "amizades" acontecem por interesse ou simplesmente por adicção... uma dependência psicológica.
Penso que este "coleccionar" de "amigos" é resultado de uma necessidade de compensar o isolamento a que muitas pessoas estão sujeitas... sinais da sociedade actual.
Por vezes, dou por mim a pensar no "ridículo" que é ocupar tanto do meu tempo com "amizades" virtuais quando tenho tão bons amigos pessoais.
Claro que é tudo uma questão de bom senso, mas duvido que os jovens se apercebam o quanto estão a ficar dependentes de uma rede virtual quando existe uma vida real para viver.

Este post é dedicado a todos os meus AMIGOS.

Link relacionado:
Redes sociais online podem estar levando ao "vício de amigos"

Amplexos e ósculos!
Pesquisa personalizada