sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Dicas para preparar uma entrevista na rádio

Como correu a minha participação no programa Ao Fim do Dia, no Rádio Clube? Nem bem nem mal, antes pelo contrário!...

Embora tenha sido uma experiência muito positiva, ficaram coisas "básicas" por dizer.

E isso aconteceu, não só pela minha falta de experiência, mas também porque, penso eu, tudo foi feito um pouco "em cima do joelho", pelo menos fiquei com essa sensação!...

Ainda tive o cuidado de fazer um ponto da situação em relação à colecção de miniaturas: quantas tinha, as principais marcas, os meus táxis preferidos e a data do início da colecção.
Escrevi tudo numa folha de papel para servir de "cábula" durante a entrevista, mas só olhei para ela uma vez!...
Penso que deveria ter havido uma troca de ideias entre mim e os locutores de modo a não entrar no ar sem uma noção concreta do que iríamos falar.

Convém aprender com os erros, pelo que deixo uma série de dicas para preparar uma entrevista na rádio.

-Escrever numa folha todos os pontos que julgue serem importantes. Deste modo, terá um fio condutor para a sua entrevista. Faça cópias dessa folha para distribuir pelos locutores do programa.

-Crie um cartão de visita com o endereço do seu blogue para que fiquem com o seu contacto. Servirá também para que não se engane na hora de dizer, em directo, o endereço do seu blogue.

-Peça a alguém que grave a entrevista. No meu caso, não consegui ter ninguém que gravasse a emissão on-line. Gravaram-me numa cassete que não tinha fita suficiente para gravar a totalidade da entrevista...
Aqui fica uma nota negativa para a equipa da produção do programa ao não disponibilizar uma gravação...

-Leve uma garrafa de água para ir bebendo ao longo da entrevista.

-Na primeira oportunidade que tiver para falar, faça um resumo do tema que o levou a ser entrevistado. Do mesmo modo que num blogue o primeiro parágrafo é importantíssimo para cativar o leitor, na rádio, convém deixar o ouvinte logo com uma ideia do que terá para dizer.

-Não se esqueça de cumprimentar os ouvintes, com um simples bom-dia, boa-tarde ou boa-noite!...

-Fale com a maior tranquilidade possível de modo a conseguir pensar antes de falar...

-Vá acompanhado a "cábula" de modo a controlar o andamento da entrevista.

-No final, agradeça a oportunidade que teve. Um simples "Obrigado!", fica sempre bem!

Post relacionado:
De Táxi para a Rádio

Amplexos e ósculos!
Pesquisa personalizada