terça-feira, 26 de agosto de 2008

Caravela Portuguesa, uma alforreca perigosa

Duas crianças, de 4 e 10 anos, foram ontem "atacadas" em Peniche por uma Caravela Portuguesa, uma espécie de alforreca muito perigosa.
Apesar da notícia ter causado alguma apreensão entre os portugueses, casos destes são raros... tão raros que o Hospital de Peniche não dispunha de tratamento adequado, obrigando à transferência das crianças para o Hospital Distrital das Caldas da Rainha onde apenas ficou internada a criança mais nova por precaução.
De salientar que esta espécie raramente aparece na costa portuguesa, sendo característica de águas mais quentes.

Caravela Portuguesa: Imagens GoogleA Caravela Portuguesa, Portuguese man-of-war, physalia physalis (nome científico) ou garrafa-azul são nomes para uma das mais perigosas alforrecas.
Ao contrário da alforreca comum, que, normalmente, apenas causa um ligeiro prurido, esta alforreca provoca queimaduras nas partes que entram em contacto com os seus tentáculos, causando dores horríveis e deixando marcas, semelhantes a chicotadas, para toda a vida.

A Caravela Portuguesa flutua à superfície das águas, empurrada pelo vento.
À superfície apenas fica visível o seu corpo (flutuador) de aspecto gelatinoso e pigmentação azulada ou avermelhada muito atractivo, no entanto, debaixo do flutuador, "escondem-se" os tentáculos que podem atingir 30 metros de comprimento.

Apesar de serem raras na costa portuguesa, convém saber como actuar em caso de contacto com a Caravela Portuguesa:
Procurar ajuda médica urgente.
Enquanto a ajuda não chega, passar areia e posteriormente urina ajuda a aliviar as dores e previne o rompimento de células com toxinas.

Links relacionados:

Peniche: crianças «mordidas» por alforreca perigosa (Diário.iol.pt)
Caravela Portuguesa (Wikipédia)
Caravela-Portuguesa (Fórum CASCAIS MAR E PESCA)
Caravela portuguesa (Madeira Nature)>
Portugal a salvo da praga de medusas que tem atingido a costa mediterrânica de Espanha (Jornal do Algarve)>

Vídeo relacionado:
MUNDO RECORD - Perigo no mar - Águas vivas

Amplexos e ósculos!
Pesquisa personalizada