domingo, 6 de julho de 2008

Alfa Arroba: Folclore ou Banda de Improviso?

Alfa ArrobaO post de hoje é dedicado a um projecto musical do qual fiquei fã, Alfa Arroba.

Já os vi actuar por duas vezes.
Na primeira, apenas assisti ao soundcheck, mas fiquei logo bastante "impressionado" com a simplicidade e sonoridade do projecto, capaz de transmitir uma ambiência muito agradável e de extremo bom gosto.

Na sexta-feira, tive a oportunidade de ver um concerto inteiro onde fiquei a conhecer melhor este grupo.
Volto a realçar a simplicidade do projecto, a sonoridade dos Alfa Arroba é produto de apenas três músicos: Zé Oliveira (Concertina), Gonçalo Lopes (Clarinete, Clarinete Baixo) e Marcos Alves (Percussões).
Esta formação, por si só, já transmite uma sonoridade muito peculiar e característica, no entanto, a originalidade desta banda não se reduz aos sons, uma monitora de danças, a Rita Duarte, é parte integrante deste interessante projecto.

No texto de apresentação da página dos Alfa Arroba no myspace Portugal, consta o seguinte:

Músicas do mundo para dançar... Sons tradicionais portugueses, do mundo e composições originais, misturadas com uma pitada de "groove", boa disposição e um pezinho de dança. Eis os ingredientes que fazem os bailes dos ALFA ARROBA um evento único. Danças em grupo, a pares, em trios, em filas ... um convívio dançante, embalado ao som da concertina de Zé Oliveira, dos clarinetes de Gonçalo Lopes e das percussões de Marcos Alves. Orientado pela Rita Duarte nas danças, todos os ouvintes se tornam participantes através do movimento. Vai uma dança?...

Para ser sincero, dançar não é comigo... não participo nas danças mas ouço e observo com a atenção que este projecto merece...

O próximo concerto dos Alfa Arroba será no dia 25 de Julho, em Palmela no Festival Internacional de Artes de Rua (FIAR)

Alfa ArrobaOs Alfa Arroba ainda não têm editora... ainda!

Sabia que?
Os Alfa Arroba colaboraram comigo na criação de umas Palavras Cruzadas.

Amplexos e ósculos!
Pesquisa personalizada