sexta-feira, 4 de abril de 2008

Música na Internet: iTunes e MySpace

O jornal Público destaca hoje duas notícias relacionadas com a venda de música na Internet.
Passo a citar:

iTunes já é a maior loja de música dos Estados Unidos

O iTunes, portal de venda de música online fundado pela Apple há cinco anos, converteu-se na maior loja de música dos EUA, ultrapassando o Wal-Mart, segundo fontes da empresa que citam dados da consultora NPD Group de Janeiro e Fevereiro deste ano.

Com cerca de 50 milhões de utilizadores, o iTunes vendeu até ao momento quatro mil milhões de músicas e gere o maior catálogo musical do mundo, com cerca de seis milhões de ficheiros.

Contrariando a lógica económica de outros sectores, 0,80 dólares dos 0,99 do custo de cada música vendida no iTunes são utilizados para o pagamento dos direitos das discográficas, sendo que a maioria do lucro da Apple é proveniente da venda do iPod.

Ler notícia completa: AQUI

MySpace cria parceria com multinacionais discográficas para vender música na Internet

O MySpace (parte do grupo NewsCorp, de Rupert Murdoch) anunciou ontem uma parceria com três das grandes multinacionais da edição discográfica para criar um site de distribuição de música. O MySpace Music permitirá comprar downloads de música em formato digital, ou ouvi-la gratuitamente em streaming (isto é, sem transferir o ficheiro para o computador).

Já havia um MySpace Music, mas esta parceria implica uma reformulação do site - que será uma entidade independente, detida pela NewsCorp e pelas três multinacionais, SonyBMG, Universal e Warner.

O MySpace vai vender música mas também toques de telemóvel, bilhetes para concertos ou merchandising. Permitirá ouvir música e ver videoclips gratuitamente. As suas receitas virão da publicidade e da venda de downloads.

O MySpace é uma rede social on-line com mais de cem milhões de utilizadores registados. As três multinacionais que já firmaram acordo controlam (em conjunto com a quarta major, a EMI) 80 por cento da indústria discográfica mundial (segundo o New York Times, a EMI também está em negociações para aderir à parceria).

Ler notícia completa: AQUI

Até amanhã!
Pesquisa personalizada